Páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Semana Santa na Comunidade Rural São João

Capela de São João Batista viveu a Semana Santa com todas as celebrações previstas

        A Semana Santa também foi piedosamente comemorada na Comunidade São João Batista, na Zona Rural de Itaporanga.
Desde o Domingo de Ramos até a Vigília Pascal, a comunidade reuniu-se na Capela São João Batista para os sagrados exercícios, sob coordenação dos Ministros Extraordinários da Comunhão Tânia, Aparecida e Paulo César e animação litúrgica de Vanúbia e Mônica Leite.
“A Comunidade São João sempre viveu os tempos especiais do Calendário Litúrgico da Igreja, mas este ano de 2012 foi diferente, pois todas as celebrações foram realizadas na Capela São João, desde o Domingo de Ramos, passando pela Ceia do Senhor e pela Paixão, culminando com a solene Vigília Pascal”, disse o Ministro Paulo César Conserva.
De fato, o Domingo de Ramos foi uma novidade este ano. A comunidade sempre se deslocava para a sede da Matriz para celebrar a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Este ano, porém, a comunidade teve a oportunidade de celebrar em sua própria Capela aquela cena tão marcante.
Na Quinta-Feira Santa, às 20h00, foi celebrada a Ceia do Senhor, com o rito do Lava-Pés, ocasião em que doze pessoas da comunidade representaram os Apóstolos que cearam com Jesus na última Ceia. Logo em seguida, houve um momento de Vigília Eucaristica.
Na Sexta-Feira Santa, a comunidade viveu a espiritualidade da Paixão de Cristo às 7h00.
No Sábado Santo, mesmo com a falta de energia elétrica, a comunidade se reuniu às 18h00 para a Celebração solene da Vigília Pascal. Todos com velas nas mãos, ao redor de uma fogueira acesa junto ao Cruzeiro das Santas Missões Populares, a comunidade pediu a Bênção sobre o fogo novo e, em seguida, preparou o Círio Pascal, símbolo do Senhor Ressuscitado. Em procissão, os fieis seguiram até a Capela, que às escuras, esperava pela Luz do Senhor, significada pelo Círio aceso. Após as leituras propostas e uma breve reflexão da palavra, e já tendo cantado solenemente o Glória, a comunidade renovou as promessas do Batismo e participou do Rito Eucarístico.
“Este foi o melhor ano em que celebramos a Semana Santa. No ano que vem, vai ser melhor ainda”, disse Diassis Leite, morador da comunidade, que comemorou seus 81 anos na Quinta-Feira Santa.
No Domingo de Páscoa, o Estagiário Janecildo Soares celebrou a Palavra de Deus na Comunidade. Ao final, foram distribuídos ovos de chocolate para todos.
A seguir, algumas fotos.

Domingo de Ramos









Ceia do Senhor, na Quinta-Feira Santa












Paixão do Senhor, na Sexta-Feira Santa






Vigília Pascal










Domingo de Páscoa










Nenhum comentário:

Postar um comentário