Páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

CHEGADA DOS SÍMBOLOS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE


A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985, e consiste numa reunião de milhões de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema. Para João Paulo II, “… a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo”.
Historia da Cruz da JMJ
A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo o tempo. A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu em nome de toda a juventude foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma.
Ícone de Nossa Senhora
Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.
“Hoje eu confio a vocês... o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados como apóstolos Joao a acolhê-la em suas vidas”. (Joao Paulo II Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003).

A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora
E em preparação para a XXV JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, que acontecerá em Julho de 2013 no Rio de Janeiro onde estarão reunidos jovens do mundo. Tivemos a graça de receber em nossa paróquia, no dia 09 de Fevereiro de 2012, os símbolos da Jornada Mundial: A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. Durante os quatro dias que antecedeu a chegada dos símbolos a paróquia preparou os fiéis com Vigília Eucarística, Cristoteca, Shows religiosos intitulados “Bote Fé Itaporanga” com as Bandas: Elo Perfeito, Vozes do Senhor e muita oração.Durante os quatro dias que antecedeu a chegada dos símbolos a paróquia preparou os fiéis com Vigília Eucarística, Cristoteca, Shows religiosos intitulados “Bote Fé Itaporanga” com as Bandas: Elo Perfeito, Vozes do Senhor e muita oração.
Chegada da Cruz e ìcone de Nossa Senhora

Ícone de Nossa Senhora, momento de muita emoção.

Grande carreata com os símbolos da JMJ



Os Jovens indo ao encontro dos símbolos.






Lindo momento de fé dos paroquianos
 Jovens animando os fiéis.
O povo de Deus mostrando sua fé e devoção.
Entrada da Cruz no interior da Igreja Matriz.
Entrada do Ícone de Nossa Senhora
Celebração da Santa Missa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Home